A importância do personagem
PERSONAGENS SÃO ALIADOS!
Por Ridaut Dias Jr.
Inicialmente gostaríamos de externar nossa enorme satisfação, em termos uma parceria sólida e com resultados tão relevantes por mais de 20 anos, com a Tofanello.
Neste post faremos uma reflexão sobre o uso de PERSONAGENS. Vamos abordar seu uso na comunicação, na propaganda, no marketing ou na construção de uma marca ou conceito.
Na hora de mostrar um produto, um serviço ou uma marca é sempre bom ter um aliado. Não à toa as marcas buscam constantemente ligar-se a imagem de alguma celebridade, alguém que tenha uma imagem positiva, forte e confiável; além de traduzir os conceitos dessa marca, serviço ou produto. Nesse aspecto, esse aliado é muito bem-vindo. No entanto, há um custo que pode ficar muito maior se formos pensar em exclusividade. Sem falar no risco que uma celebridade, esportista ou artista pode trazer ao não cuidar bem de sua própria imagem.
Muito bem; ainda assim os resultados são expressivos e desejáveis! Essa busca por consolidar o próprio conceito é constante e os riscos são absorvidos pela estratégia. Esses aliados continuam bem-vindos!
Ok… Não estamos falando de nenhuma novidade no mundo da publicidade, o famoso testemunhal, desde há muito tempo se recorre a esse expediente para se consolidar um conceito. Nosso ponto aqui é apontar para um “aliado” na consolidação de uma imagem ou conceito – um PERSONAGEM! Com menor risco e um custo mais acessível, o personagem oferece uma gama de vantagens.
- O PERSONAGEM, mesmo quando ligado a uma celebridade, não se envolve em nada que não seja da vontade de quem o criou.
- O PERSONAGEM também tem uma representação muito forte de valores e pode ser voltado a vários públicos.
- O PERSONAGEM está sempre conectado ao momento e às coisas mais contemporâneas – mesmo que tenha sido criado há décadas, pode participar, discutir e refletir sempre o momento!
Quando ligado a uma personalidade, outra vantagem de se utilizar um PERSONAGEM é a de aliviar a agenda dessa celebridade, dando liberdade ao criativo na hora de utilizá-lo, além de ampliar seu público-alvo.
Um bom exemplo do que expomos acima é o PERSONAGEM SENNINHA, criado por mim em 1991, baseado na figura do nosso Eterno Tricampeão Ayrton Senna. A utilização e a vitalidade até hoje nos mostram os resultados que buscamos com ele.
Um outro aspecto da utilização de um PERSONAGEM é a sua exclusividade quando se tem a possibilidade de criá-lo a partir do produto, serviço ou marca. Ainda que haja a necessidade de ligação da imagem desse personagem com a marca ou serviço e consolidação, o resultado sempre será satisfatório quando essa ligação for feita corretamente. Nesse caso, a marca ou serviço é que dará o primeiro suporte ao PERSONAGEM para que ele seja representativo de seus valores; mas com o passar do tempo, essa simbiose se intensifica e o personagem passa a ser o representante desses valores, gerando interesse, confiança e consolidação.
Em parceria com a Tofanello realizamos diversos trabalhos, dentre eles criamos o BUDDY, urso das Escolas Fisk (inglês) e também o bem-sucedido projeto junto à Rede de Restaurantes APPLEBEE’S, os PERSONAGENS BIG APPLE E LITTLE BEE, presentes em todas as lojas da Rede no Brasil no Espaço Infantil.
Outra criação em conjunto foi a TURMINHA ARBOS, para o COLÉGIO ARBOS, onde se produzem Histórias em Quadrinhos com abordagens de assuntos conexos ao currículo dos alunos para apoio e facilidade de comunicação. A turminha também é utilizada nas comunicações internas e online do ARBOS.
A criação do PERSONAGEM busca sempre fazer com que os públicos tenham clara a imagem do serviço, marca ou produto, fazendo a ligação imediata entre o que o PERSONAGEM representa e esses valores do cliente. O PERSONAGEM deve estar inserido no universo desses valores, interagindo sempre no sentido de dar verossimilhança ao que representa, ainda que seja fantasioso e mágico. Um fato curioso é que, ainda que sob o controle de seus criadores e limitado pelos valores do universo do cliente, esse PERSONAGEM, criado com exclusividade, tem uma grande elasticidade com o público, dando a ele sempre a oportunidade de ajudar na sua formação e transformação no sentido de enriquecimento e aprofundamento em seu universo. Esse fenômeno se intensifica hoje em dia pelo uso das redes sociais como guia para as transformações e melhoramentos.
PERSONAGENS, sejam eles consolidados ou criações exclusivas para uma determinada campanha, podem servir de “escudo” e “guia” para a imagem do cliente. Um PERSONAGEM pode ser moldado e remoldado para que o público tenha sempre a melhor imagem do produto, marca ou serviço.
Um GRANDE ALIADO, não é mesmo?
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