GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING: A solução que a sua empresa precisa
Se você tem uma empresa ou é responsável pela administração de uma, com certeza já se viu numa situação assim:
- Precisamos vender mais.
- Precisamos estar mais próximos dos nossos clientes.
- Precisamos melhorar nossa presença digital.
- Precisamos aparecer mais para crescer.
Podemos dizer que esses são desejos de 11 entre 10 empresas. Concorda?
Só que outro ponto em comum é, justamente, não saber o que fazer para transformar essas intenções em ações. E as ações em resultados efetivos.
Nesse ponto, a área de marketing é acionada. E começa uma verdadeira força-tarefa para pulverizar a imagem da empresa no mercado. Todas as mídias, todos os meios, todos os canais, de uma só vez.
E resultado que é bom? Nada!
Por quê?
É isso que vamos discutir a seguir.
FLECHA x ALVO
Imagine uma pessoa sem experiência praticando arco e flecha. Quantas flechas são necessárias até que ela acerte o alvo?
Agora, adicione uma venda aos olhos dessa pessoa. O número de flechas perdidas vai aumentar significativamente, não vai?
Com as empresas acontece a mesma coisa.
Muitas vezes, é a falta de experiência que joga contra. Em outras, é a ausência de foco ou a dificuldade de enxergar o alvo com clareza.
Soma-se a isso a quantidade contada de flechas disponíveis. Afinal, quem tem capital para desperdiçar hoje em dia?
É aí que entra a Gestão Estratégica de Marketing. Para trazer uma visão mais aguçada, uma postura mais firme e uma pontaria mais certeira.
Ela evita o imediatismo que só gasta recursos – tempo, dinheiro e pessoal – e não traz resultados efetivos.
Como?
Com estudo, preparo e muita experiência para acertar o alvo com poucas flechas.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING: O QUE É
Gestão Estratégica de Marketing é uma forma de traçar objetivos e deixar mais claro os caminhos para alcançá-los, unindo “o que fazer” e “como fazer”.
Afinal, falar de gestão é falar de organização, de sinergia, de fazer sempre mais com menos. De priorizar resultados e pessoas na mesma proporção. Ou seja, é a gestão que determina “o que fazer”.
Já a estratégia (como diria Capitão Nascimento: do grego, strateegia; do latim, strategi; do francês, stratégie…) é a arte de coordenar a ação, ela entra para direcionar a gestão. É ela que mostra “como fazer”.
Dessa forma, a Gestão Estratégica de Marketing envolve uma abordagem direta e bem definida, fazendo sua empresa crescer, aparecer, se tornar mais próxima dos clientes e, assim, vender mais.
E, para isso, ela segue 4 passos fundamentais:
– Imersão.
– Diagnóstico.
– Planejamento.
– Acompanhamento.
Vamos falar mais sobre eles abaixo.
OS 4 PASSOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING
- IMERSÃO
Quando falamos de Gestão Estratégica de Marketing, não existe fórmula mágica para o sucesso. Cada caso é um caso. Cada empresa tem suas características, suas buscas e necessidades específicas.
Por isso, o primeiro passo é entender esse universo particular, por meio de uma imersão na cultura da empresa.
Um mergulho na sua rotina, visão e valores, sonhos e planos, para entender seu posicionamento e identificar possibilidades.
- DIAGNÓSTICO
Depois de examinar a fundo a dinâmica da empresa, é hora de fazer uma análise da situação atual.
– O que está funcionando?
– O que pode melhorar?
– O que precisa ser feito?
Só a partir de um diagnóstico claro e transparente é que um tratamento pode ser definido. E, aqui, é importante jogar limpo e lançar a real. Sem encobrir dificuldades ou pontos de atenção nem supervalorizar potenciais.
Além de considerar cenários internos e externos.
- PLANEJAMENTO
Agora que reconhecemos a questão a ser trabalhada, é o momento de planejar cada etapa a seguir.
– Identificar o público-alvo – Quem é o nosso cliente?
– Definir abordagem – Como falar com esse cliente?
– Escolher os melhores canais – Site, redes sociais, anúncios?
– Estipular datas – Cronogramas de execução.
Tudo para que nenhuma ação seja realizada em vão ou sem motivo pré-determinado, apenas para gerar atividade.
- ACOMPANHAMENTO
Ações planejadas e executadas.
Fim do trabalho. Certo?
Errado.
Sem um acompanhamento próximo, todo o esforço feito até aqui pode ser perdido. Isso porque, muitas vezes, não é a primeira flecha que vai acertar o alvo em cheio. Ajustes são necessários. E quem não estiver atento aos detalhes pode deixar passar oportunidades importantes, atrasando a conquista dos objetivos.
Ou seja, cada um dos 4 passos deve ser construído com atenção e levando em consideração todo o processo.
E nós podemos ajudar a sua empresa nesse desafio.
GEMT – GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING TOFANELLO
Bom, você já sabe o que é e como funciona a Gestão Estratégica de Marketing. Já percebeu o quanto ela é importante para otimizar recursos e intensificar resultados. Falta, então, conhecer a GEMT – Gestão Estratégica de Marketing Tofanello, nosso toque especial para deixar todo esse sistema com a cara da sua empresa.
Aproveitamos nossa experiência de 26 anos como agência de comunicação e marketing para criar valor, estabelecer uma conexão direta com os planos e as necessidades da sua empresa e, assim, gerar as melhores oportunidades de negócio.
Uma atuação completa, prática e eficiente, do início ao fim do projeto:
- Posicionamento estratégico.
- Identidade empresarial.
- Definição de segmento, nicho e subnicho de mercado.
- Análise da concorrência.
- Definição do cliente ideal.
- Plano de implementação de estratégia.
- Consultoria de conversão de vendas.
- Definição de iniciativas on-line e off-line.
- Manutenção de resultados.
É a solução que a sua empresa precisa para fortalecer seu desempenho no mercado e conquistar os resultados desejados.
É ou não é?
Então, não perca tempo e entre em contato com a gente.
Teremos imenso prazer em conversar e usar a Gestão Estratégica de Marketing Tofanello a seu favor.